Cuidado Com O Chá Que Bebe Todos Os Dias — Ele Pode Fazer Mal ...

Os alimentos e bebidas que ingerimos têm um grande impacto na nossa saúde — e não estamos a falar só das calorias e gramas de gordura das batatas fritas e do açúcar presente nos refrigerantes. É que alguns influenciam logo a partir do momento em que entram na boca. Então, aqui vai: há chás específicos que podem estar a fazer-lhe mal aos dentes.

Bem sabemos que o chá reconfortante, saboroso, relaxante, alguns são diuréticos e há outros que nos refrescam nos dias quentes. Porém, o efeito que têm nos nossos dentes depende de vários factores e um deles tem a a ver com a acidez.

“Os alimentos e bebidas ácidas afetam o esmalte, tornam os dentes mais sensíveis e vulneráveis”, diz à NiT a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Recentemente, um estudo com 300 participantes realizados na King’s College London, em Londres, demonstrou isso mesmo. A investigação, que foi publicada no “British Dental Journal“, revelou que beber chás de fruta ou mesmo água quente com limão entre as refeições e por períodos muito prolongados faz aumentar 11 vezes o risco de erosão dentária (a perda da estrutura química do dente).

Os chás que constam nesta lista são os de fruta, como o chá de maçã e canela, de abacaxi, de frutos vermelhos, manga, limão e pêssego.

Porém, o estudo também detetou outra tendência: quando estes chás são consumidos nas refeições, aquele risco reduz para metade. Porquê? Porque há produção de saliva, que ajuda a combater a acidez deste tipo de bebidas.

Se costuma beber determinada bebida por períodos muito longos, mais do que cinco minutos, ou se costuma brincar com a bebida na sua boca ou mordiscar a fruta por vários minutos em vez de a comer rapidamente… tudo isto pode danificar seriamente a sua dentição”, explica Saoirse O’Toole, o líder da equipa que conduziu o estudo.

Os investigadores descobriram ainda que o problema dos chás de fruta está também relacionado com o tempo que o mantemos na boca antes de ingeri-lo.

Segundo a especialista Bárbara de Almeida Araújo, para evitar a erosão dos dentes o melhor é escolher um snack ou bebida ácida por dia.

“O chá verde tem um ph que pode variar entre sete a 10, o ph do chá de camomila e de menta variam entre seis a sete e o do chá preto entre quatro a 5,5. Já o ph dos chás de fruta varia entre dois a três”, diz à NiT a especialista.

Para ter noção, a America Dental Association considera um ph entre dois a quatro perigoso para a saúde dos dentes.

A equipa de investigadores deixou um ótimo truque para garantir que não está exposto à acidez de forma extrema: “Se vai comer uma maçã ao almoço, tente não consumir mais nada ácido mais tarde, sobretudo à noite. Se beber um copo de vinho à refeição, então abdique do seu cá de frutos de manhã. É uma questão de balancear a sua dieta.”

No que diz respeito ao chá, pode prevenir este problema ao beber os que não contêm extratos de fruta e que, por isso, não afetam os dentes. O de camomila e de lúcia lima são alguns deles.

Từ khóa » Ph Dos Chás